APROVEITE!!! FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL - Nas compras acima de R$ 120,00 - Envio por PAC Correios

O que é Âmbar Báltico?

O que é Âmbar Báltico?Apesar de ser chamado de pedra, o âmbar báltico é, na verdade, uma resina fossilizada de árvores de 50 milhões de anos, proveniente de uma grande variedade de pinheiros (o pinus succinites) que desapareceram há milênios de anos da superfície da terra. Acredita-se que o âmbar, que tem origem orgânica, seja conhecido e utilizado pelo homem desde a Idade da Pedra.

Conhecido como o pai da medicina, Hipócrates, de antes de Cristo, chegou a descrever as propriedades medicinais e métodos de aplicação do âmbar em suas obras. Posteriormente, elas seriam utilizadas por cientistas até a Idade Média.

Já na Roma Antiga, a resina foi utilizada na prevenção de doenças. Com o intuito de curarem glândulas inchadas e dor de garganta, camponesas romanas usavam medalhões de âmbar. E, especialmente na Alemanha, desde a época da Segunda Guerra Mundial, adornos de âmbar eram colocados em bebês para que eles sentissem menos dores com a erupção dos dentes.

Segundo o portal do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a peça de âmbar mais antiga que se conhece é um prato encontrado em um acampamento de caçadores alemães de renas, perto de Hamburgo. No início da Idade Média, era muito usado em cruzes e rosários. Seu uso popular em obras de arte tornou-se popular nos séculos XVII e XVIII.

A maior peça já conhecida é a que está no Museu de História Natural de Londres, o Âmbar Birmânia, que possui mais de 15kg. Já no Museu de Ciências Naturais de Berlim há uma peça um pouco menor, com quase 10kg e 47 cm de comprimento.

O que é âmbar báltico?As regiões banhadas pelo Mar Báltico, como Lituânia, Letônia e Estônia, são as principais fontes de âmbar. Cerca de 90% do âmbar encontrado hoje em todo o mundo provém da desta região. Sendo assim, o âmbar báltico é considerado muito mais raro e valioso do que os demais tipos de âmbar.

Esta resina é configurada por elementos de diferentes naturezas, ou seja, formada por vários elementos que podem ser dissolvidos no álcool, no éter e no clorofórmio.

No Brasil, o âmbar nunca foi encontrado.


Mas como surgiu e o que é Âmbar Báltico?

Sua origem se dá pela ocorrência dos furacões, granizo e tempestades na região báltica, que levaram as resinas para o mar. Mais tarde, elas se tornaram fossilizadas, criando o que é o âmbar báltico.

O segredo do âmbar báltico

O que é âmbar báltico e seus segredosAgora que já sabemos o que é âmbar báltico, vamos entender o motivo das pessoas apostarem tanto nele. Além de se datar da pré-história, esta resina fossilizada que é o âmbar báltico contém uma substância - chamada ácido succínico - que, em contato com o calor da pele, é capaz de atuar no processo terapêutico, bem como agir no combate a inflamações e melhoras do sistema imunológico.

Um dos grandes motivos das mães gostarem tanto dos efeitos do âmbar báltico é que o ácido succínico também atua como um poderoso relaxante neuromuscular, além de ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, como citado acima.

Em contato com a pele, seja pelo uso em colar de âmbar, pulseira de âmbar ou tornozeleira de âmbar, o âmbar báltico aquece e libera o ácido succínico, que é absorvido pelo organismo, promovendo seus benefícios e acelerando o processo de cura natural e de equilíbrio das energias do corpo de quem o está usando.

Confira mais benefícios do âmbar báltico para bebês clicando aqui. Outras resinas fósseis denominadas frequentemente de âmbar não possuem este ácido, ou contêm em proporções muito pequenas.


A crença que cerca o âmbar báltico

Este material sempre esteve envolvido com crenças mágicas, por isto a sua constante presença em terços, talismãs e incensos para espantar espíritos negativos. Como acreditava-se muito em seu poder medicinal, o âmbar em pó era misturado com mel, por exemplo, para combater enfermidades como a asma e, até mesmo, a peste negra. Desta forma, na luta contra o "mal", ele atuava também na esfera mística.

Já os geólogos, paleontólogos e biólogos sempre cultivaram um interesse pelo âmbar devido a esta resina fóssil está cravejada em insetos, lagartos e flores no período pré-histórico, que permaneceram imobilizados há milhões de anos. Registra-se que cerca de três mil espécies animais já foram encontradas fossilizadas no âmbar, das quais 85% são espécies já extintas – sendo que mil destas espécies são insetos.

Outra característica típica do âmbar é a sua capacidade de eletrizar-se quando atritado contra um pano de lã, tanto que, na Grécia Antiga, era chamado de elektron.


Quais as tonalidades de cores do âmbar báltico?

O que é âmbar báltico e suas tonalidadesAo contrário do que muitos imaginam, o âmbar não se resume às cores laranja ou amarelo, que são as mais comuns de serem encontradas no mercado.

A natureza nos surpreende com uma variação de mais de 200 tonalidades de âmbar. As cores são influenciadas pelo ambiente, pela água, solo, resina, mudanças climáticas, reações químicas, ou até mesmo pelos resíduos presos dentro da resina das árvores. Sendo assim, com uma paleta tão variada, os joalheiros não precisam tratar as peças de forma artificial.

Existem variações em branco opaco (chamado âmbar real) ou até mesmo verde e preto em algumas variedades. Em um único pedaço de âmbar, muitas vezes podem ser distinguidos mais de dez tons e nuances.

As tonalidades verdes, azul e vermelho são extremamente raras. Já o âmbar mais claro é muito apreciado e valorizado pelos joalheiros.

São por estas e outras características que o âmbar é considerado uma verdadeira joia da natureza e que as pessoas adoram usar como adorno, na decoração, entre outros.


As possibilidades de utilização do âmbar báltico

O que é âmbar báltico e sua utilizaçãoA utilização mais comum do âmbar é em joias, tanto para crianças como para adultos. Sua utilização em colar, pulseira ou tornozeleira é ainda a mais comum de todas.

No entanto, também pode ser apreciado e utilizado em peças de decoração, pedras para terapias e diversos outros produtos com o intuito de melhorar a saúde, promover cura e bem estar.

Por isso, quanto maior o tempo de utilização da sua joia de âmbar, melhores resultados você, o seu bebê ou o ambiente terá.

Confira aqui os benefícios do Âmbar Báltico! Veja também alguns modelos de colares de adultos e para bebês de âmbar!

As tornozeleiras de âmbar são bem práticas e podem ser usadas o tempo todo, inclusive por debaixo da meia. Se usada para dormir, não irá incomodar. Para as pessoas mais discretas e que preferem não mostrar o que estão usando, a tornozeleira é super indicada. Há grande variedade de cores e modelos, polidos e não polidos.

Embora as tornozeleiras fazerem sucesso, as pulseiras de âmbar ainda são as queridinhas.

São pulseiras diferentes e com uma cor incrível que só o âmbar tem. Caso goste, podem ser usadas várias pulseiras, fazendo combinações de cores. É uma opção versátil e bonita de se usar. Lembrando que, além da beleza, ela carrega consigo todos os benefícios do âmbar.

Para as pulseiras, as opções são com fio de silicone, que é bastante prática para colocar, e as com fecho de rosca - mais tradicionais, que requerem um pouco mais de habilidade para fechar no próprio pulso. Se preferir a praticidade, escolha as opções com fio de silicone. Confira aqui modelos e cores incríveis de pulseiras de âmbar!

O que é âmbar báltico e como usarDê preferência às peças com bordas arredondadas e com as partículas amarradas separadamente, com nó individual, para evitar que, caso se rompa, o colar inteiro se desfaça.

E aí fica uma dica: se o seu âmbar for verdadeiro, sua resina não irá se desgastar ao entrar em contato com solventes – como a acetona, por exemplo –, e nem derreter rapidamente se em contato com o fogo.

Conhecendo o que é âmbar báltico e todos os seus benefícios, saiba que ele está listado, entre muitas pedras, com indicações no livro Prevenção e Cura Com Pedras, escrito por Karl Stark e Werner Meier.

Agora que você sabe o que é âmbar báltico, acesse nossa loja exclusiva de venda de joias de âmbar báltico originais com certificado de autenticidade e teste laboratorial. Confira!


ACESSAR AGORA LOJA ONLINE EXCLUSIVA DE ÂMBAR BÁLTICO