Hora de organizar o quarto do bebê e a pasta de referências com certeza está lotada de imagens do Pinterest com inspirações diversas! Não adianta, o projeto do quarto de um filho é algo que envolve uma boa dose de expectativa e ansiedade. Queremos que fique perfeito para o nosso bebê!
E para ajudar na tarefa de deixar tudo em ordem de uma forma prática e funcional, temos uma série de dicas. Confira só!
Por onde começar a organizar o quarto do bebê
Muitas ideias e aquela dúvida clássica: por onde eu começo? A dica aqui é ter em mente o espaço que você tem disponível.
Tire as medidas do quarto e faça um desenho a mão mesmo. Você com certeza irá riscar muitas e muitas vezes até chegar no layout ideal.
Se puder contar com um arquiteto… ótimo! No entanto, nem sempre cabe no orçamento, então o exercício de encaixar os móveis e objetos no rascunho em papel com certeza será importante.
Tenha em mente que o quarto do bebê deve ser, antes de mais nada, funcional! Você precisa ter o que precisa ao seu alcance, além de espaço para circulação. Pense que muitas vezes você vai entrar no quarto durante a madrugada, com tudo escuro. Tropeçar em um móvel ou tapete não parece bom, exato?
O mesmo vale para a hora de trocar a fralda ou dar banho. É importante ter todos os acessórios disponíveis. Então, tenha a praticidade como elemento central na hora de organizar o quarto do bebê.
Dicas de ouro para organizar o quarto do bebê
– Comece pelos móveis
Defina o que você deseja no quarto. Armário, cômoda, trocador, berço, poltrona de amamentação, etc. Faça uma lista e veja se ela é compatível com o espaço do quarto. Uma vez definido o que é prioridade, comece o processo de encaixar nas possíveis posições.
Tente fazer mais de um esboço com as opções de posicionamento dos móveis, para depois escolher entre o que parece mais adequado. Lembre-se que a melhor escolha é aquela que otimiza o ambiente.
– O local do berço
Na disposição dos móveis é importante pensar na posição do berço. Ele não deve ficar perto de nenhuma janela (o mesmo vale para o trocador) ou onde bate o sol diretamente. Na hora de escolher o berço verifique se ele está de acordo coma s recomendações de segurança e escolha um colchão firme.
– Agrupe os objetos para facilitar
Mantenha os acessórios e objetos agrupados. Por exemplo: tudo que é necessário para a higiene do bebê e troca de fraldas ao lado do trocador. Os acessórios de amamentação pertinho da poltrona e assim por diante. Pode parecer óbvio, mas às vezes esquecemos de levar isso em consideração na hora de organizar o quarto do bebê e acabamos tendo que rever alguns posicionamentos mais tarde.
– Monte um espaço de amamentação
Não precisa ser um espaço grande, mas pelo menos um cantinho com coisas que podem ser úteis durante a amamentação. Um ambiente agradável e aconchegante para amamentar vai favorecer tal momento entre a mãe e o bebê.
Dicas para o espaço de amamentação: uma cadeira ou poltrona confortável, uma mesa de apoio com um abajur suave e espaço para uma garrafa de água e outros objetos da mãe. Uma sugestão é deixar um livro por perto, para momentos de distração, além de um carregador de celular.
– Atenção à segurança
Pode parecer uma preocupação distante, ainda mais quando o bebê ainda está na barriga ou recém nasceu. Mas em um piscar de olhos ele estará engatinhando pelo quartinho e explorando todos os espaços. Por isso, é fundamental já se preocupar com itens de segurança, como travas para gavetas, protetores de tomadas, etc.
Esperamos que as dicas sejam úteis ao organizar o quarto do bebê. Que seja um espaço bonito, mas também útil e funcional!