O tema saúde mental é um dos mais importantes da atualidade.
Significa pensar em como as pessoas estão se sentindo em relação a elas mesmas e aos outros.
Trata-se da relação entre o eu e o mundo. E a maneira como reagimos diante das demandas cotidianas, no trabalho ou na vida pessoal.
Eventualmente na história, a saúde se restringiu ao corpo físico.
Essa visão mudou quando o ser humano passou a ser visto de maneira integral, incluindo corpo e mente.
Dessa forma, saúde e bem-estar agora envolvem aspectos físicos e psicológicos com o mesmo grau de relevância, de modo interdependente.
Neste dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, discutiremos sobre a importância de um corpo e uma mente saudável em sintonia e harmonia com o meio.
Quando pensamos em saúde mental, é preciso refletir, por consequência, sobre comportamentos sociais.
Já que vivemos em uma realidade globalizada e agitada, contendo desafios coletivos imprevisíveis – catástrofes naturais, superlotação em cidades, jornadas de trabalho extensa, desigualdades sociais, etc.
Isto é, temos uma sociedade que negligencia a inteligência emocional e os cuidados com a saúde mental.
Como sociedade, não temos enfatizado maneiras de buscar o autodesenvolvimento psicológico.
As dores emocionais não são tão reconhecidas quanto as dores físicas, tornando a trajetória de compreensão de si e do mundo muito mais difícil que o ideal.
Por fim, torna-se necessário discutir sobre saúde mental e como alcançar mais qualidade de vida e bem-estar.
Além disso, conheça os cuidados que devemos ter com nossa saúde emocional:
- Administrar nosso tempo com sabedoria, evitando excessos. Pois não é interessante trabalhar demais nem permanecer ocioso por muito tempo. O equilíbrio é sempre a melhor escolha.
- Buscar autoconhecimento para lidar com a diversidade de desafios da vida;
- Procurar ajuda sempre que necessário, optando por psicoterapia, psiquiatria e/ou terapias alternativas.
- Fazer escolhas que priorizem qualidade de vida e bem-estar físico e mental, mantendo uma rotina saudável e equilibrada.
- É sempre interessante praticar alguma atividade física e, se possível, encontrar hobbies que sejam prazerosos. Por exemplo: fotografia, leitura, esporte, música, dança, etc.
- Ter empatia por si mesmo e pelos outros em cada etapa da vida. Porque a trajetória humana passa por diversas fases, ciclos bons e ruins.
- Compreender a si mesmo e identificar o que você precisa em determinado momento é essencial para qualquer jornada.
- Desenvolver capacidade de auto reflexão como indivíduo e cidadão. Com um olhar mais atento, é possível identificar partes da sua vida que precisam de mais atenção e, assim, aperfeiçoá-las..
Benefícios do âmbar para a saúde mental
Os tratamentos alternativos para questões de saúde mental têm tido um importante impacto para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
A exemplo disso, temos o âmbar, com efeito calmante 100% natural, cujo uso diário é capaz de amenizar sintomas de ansiedade e depressão. Sua ação possibilita um sono mais calmo e tranquilo, sendo excelente no combate à insônia.
Com as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e seu efeito benéfico para imunidade, o âmbar promove um bem-estar completo, físico e mental, mantendo corpo e mente saudável.