Novembro azul e o combate ao câncer de próstata

Novembro azul e o combate ao câncer de próstata
Novembro azul e o combate ao câncer de próstata

O que é o Novembro Azul?

Novembro Azul é dado ao movimento que tem como objetivo conscientizar a respeito do câncer de próstata, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce.

O movimento criado na Austrália em 2003, mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata no dia 17 de outubro, se expandiu mundialmente e são realizadas campanhas para esclarecimento e conscientização.

Essa campanha é tão importante pois o câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O instituto ainda estima que tenham surgido 65.840 casos novos de câncer de próstata a cada ano até 2022, ou seja atingindo até 29% dos homens no país. 

Principais sintomas 

Embora o câncer de próstata seja na maioria das vezes assintomático, em outros casos a doença pode manifestar sintomas como: ardência ou dor na urina, sangue na urina ou no sémen, dor ao ejacular, sensação de que a bexiga não se esvazia totalmente, disfunção erétil, dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).

Fatores de risco 

Em idade avançada, a doença é mais comum em homens com idade acima de 50 anos.

Outro fator de risco muito frequente é o histórico familiar, tal como um parente próximo, pai ou filho, diagnosticado anteriormente. 

A importância do diagnóstico precoce 

Embora se trate de uma doença grave, esse tipo de câncer tem altas chances de tratamento quando descoberto precocemente.

Muitos homens deixam de fazer os exames preventivos por preconceito devido ao método usado pelo urologista, o toque retal.

É necessário que o toque seja feito junto ao exame de sangue PSA, para que o resultado seja mais preciso, levantando suspeitas que serão definidas através da biópsia.

 Em alguns casos o câncer cresce lentamente, já em outros casos ele se desenvolve mais rápido sendo mais agressivo.

Nesses casos, recomenda-se tratamentos que envolvem radioterapia, cirurgia, terapia hormonal e quimioterapia. 

Os tratamentos mais usados para tratar o câncer de próstata são a radioterapia e a cirurgia de retirada da próstata. 

A prevenção do câncer de próstata 

Segundo a secretaria de saúde de Paraná, uma dieta e com menos ingestão de gorduras, ajuda a diminuir as chances de câncer, não só o de próstata como qualquer outro tipo de doença. 

Dito isso, os fatores que contribuem para a prevenção do câncer de próstata estão: evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física. 

Nós da Âmbar Bâltico Original apoiamos a campanha Novembro Azul, homem que se ama, se cuida.

Faça o seu diagnóstico precoce e coloque sua saúde em 1º lugar.

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Yasmin, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.