Montessori é um método de educação baseado em atividades auto-dirigidas, aprendizagem prática e brincadeiras colaborativas. Na sala de aula montessoriana, as crianças fazem escolhas criativas sobre a própria aprendizagem, enquanto o ambiente e o professor oferecem atividades apropriadas para guiar o processo. As crianças trabalham em grupo e individualmente para descobrir e explorar o conhecimento do mundo e para desenvolver ao máximo o seu potencial.
A sala de aula montessori é um ambiente concebido para encontrar as necessidades das crianças em uma faixa etária específica. Maria Montessori, médica e pedagoga que desenvolveu o método, descobriu que a experiência de aprendizagem nesse tipo de sala de aula leva a um profundo entendimento da linguagem, matemática, ciência, música, interações sociais e muito mais.
Todo material em uma sala de aula montessoriana dá suporte para diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, criando uma combinação entre os interesses naturais da criança e as atividades disponíveis. As crianças aprendem através da sua própria experiência e no seu próprio ritmo. Elas podem responder a qualquer momento sobre curiosidades naturais que existem em cada ser humano e construir uma sólida fundação para uma aprendizagem a longo prazo.
Conheça alguns princípios e objetivos do método montessori para cada faixa etária:
Crianças com cerca de 3 anos
– Proporcionar um ambiente seguro e envolvente para a criança
– Promover a confiança em si mesmo
– Desenvolver a confiança nas próprias habilidades
– Desenvolver a coordenação motora e habilidades de linguagem
– Oferecer oportunidades para descoberta da independência nas tarefas diárias
Crianças entre 3 e 6 anos
– Promover o crescimento da independência
– Promover desenvolvimento social através da comunicação com respeito, de forma clara e segura
– Apresentar uma grande variedade de materiais para o refinamento da percepção sensorial e o desenvolvimento da alfabetização e compreensão matemática
Crianças entre 6 e 12 anos
– Oferecer oportunidades para a exploração intelectual colaborativa, em que os interesses da criança são apoiados e orientados
– Apoiar o desenvolvimento da auto-confiança, imaginação e independência intelectual
– Promover a compreensão do papel da criança na sua comunidade, na sua cultura e no mundo natural
Veja os princípios do método montessori aplicados na rotina escolar no vídeo: